Thursday, August 30, 2012

Os 100 mil acessos

Em questão de horas, de acordo com as estatísticas do Sr. Google, o espaço em que agora escrevo terá alcançado 100.000 acessos. 

É razoável aceitar que uns 5.000 deles são do próprio palpiteiro, dada a necessidade de acessar o blog para   postar palpites, moderar comentários, ou simplesmente cortar o caminho para acessar os blogs do Luis Nassif e do Paulo Henrique Amorim.

A ideia do blog em questão nasceu da arrogante necessidade de publicar opiniões que ninguém solicitou. Mas também manter o agradável exercício da escrita. Escrever é antes de tudo uma prática. O palpiteiro sempre gostou de escrever, desde a primeira série do antigo primeiro grau. A composição com uma narrativa "da barata" se perdeu com o tempo. Mas está na memória, na folha de linguagem, com o carimbo da "lição da barata", que a professora usava para estimular a imaginação da molecada. (Os mais velhos devem se lembrar da lição da Barata da Cartilha "Caminho Suave").

Escrever é muito bom para quem gosta e tem tempo. Mas, segundo o velho Jorge Luís Borges, ler é a atitude mais nobre. Quando escrevemos perdemos tempo pensando nas palavras mais adequadas para ideias que ainda não temos necessariamente a clareza do que significam. No papel riscamos, na tela, deletamos. Mas ler é nobre. E o velho poeta cego disse que a pessoa que lê dedica-se apenas a ler. Não porta caneta, não mira o papel e não pensa em palavras. Desfruta das ideias e libera a imaginação. Borges sabia da importância do leitor para tudo o que escreveu. 

Escrita sem leitura não tem valor algum.

Sem demagogia, sem apelação ou markentig miserável, o palpiteiro agradece aos que por aqui passaram e leram, mesmo que apenas alguns parágrafos. Nesses 100.000 acessos não se descarta o número de pessoas que abriram, viram o título, leram a primeira linha e mudaram de endereço, em busca de algo mais importante. 

Mas há certamente aqueles que leram e gostaram. E tantos que se indignaram. Além dos que apenas lamentaram. 

Seja como for, o que vale é a comunicação. Não apenas aos que leram, mas principalmente àqueles que de algum modo pensaram no que foi escrito. A essas pessoas dedico o trabalho e o tempo - escasso - para algo em torno de 700 postagens e, agora, 100.000 acessos. 

Não parece nada. 

Para mim é muito. 


Grato a todos. 


Sergio de Moraes Paulo - opalpiteiro.



Obs.: em homenagem aos que passam por aqui, quero fazer algum tipo de sorteio. Vou escolher o livro, mas não me atrevo a montar a forma de presenteá-lo. Quem se dispuser a ter alguma ideia que seja simples e justa, que apareça. Não encontro outra forma mas adequada de solução que não seja a colaboração dos amigos - e eventuais inimigos- que acessam esse blog de quando em vez.

13 comments:

tt said...

Uai, sortear livro?
Sorteia um do Milton Santos!

tt said...

Vai sortear um livro?
Sorteia um do Milton Santos!

Laercio Lopes said...

Grande professor!
Desde 2008 deixo um tempo reservado para a leitura do seu blog. Já o encontrei, pessoalmente, em alguns locais, mas nunca falei o quanto sou fã dos seus posts.

Hoje, não moro mais na capital, mas espero revê-lo em breve.
Parabéns pela marca alcançada.

Forte abraço!
Atenciosamente,
Laercio Lopes

Anonymous said...

Grande Professor seu blog me mantém em contato com a velha turma de 2008. Continue com o belo trabalho, sempre recomendo seu blog para meus amigos.

Anonymous said...

Grande Professor seu blog me mantém em contato com a velha turma de 2008. Continue com o belo trabalho, sempre recomendo seu blog para meus amigos.

Joeferson said...

Faz um post pedindo o nome dos interessados. Sorteia em casa (deve ter site de internet que faz isso!) e marca um dia pra postar nos comentários do post o resultado.
Não vejo outra forma...

Sérgio de Moraes Paulo said...


Láercio,


pode me enquadrar na rua. Muitas vezes não me lembro do aluno por duas razões básicas: tenho uma memória pouco mais sofisticada do que um filhote de Hamster; vocês não percebem, mas mudam muito. Os alunos se esquecem que saem da escola ou do cursinho com idades entre 17 e 20 anos. E não imaginam o quando se modificam...rs...

Abs

Sérgio de Moraes Paulo said...

Joeferson,

sua ideia foi a mais simples e prática.

Vou adotá-la assim que tiver um tempo.

Abs

Miguel Cisneros said...

Grande Sérgio (kiko)...

Ex aluno também objetivo paulista 2007. Morando fora do brasil, tentando dar uma atualizada no que acontece no brasil sempre dou uma sapeada por aqui. Me parece mais valido achar alguma informaçao válida aqui do que no g1, uol, terra,que entre bundas e peitos, torna muito dificil manter o objetivo da busca, e mesmo quando encontradas sao dificeis de engolir...

Grande abraço. Parabéns.

André said...

Fala, gatão!!! (o gatinho cresceu :P
Parabéns pela marca e pela perseverança, chegado. Se atingimos essa marca, foi porque tu, Moraes velho de guerra, nao desististe da gente. Ou de si próprio. Ou (d)as duas coisas. Poucos têm noção do trabalho e força de vontade que exige manter o blog por tanto tempo, com certa constância de postagem (sem falar do zelo que vc tem na re-escrita e releitura).

Minha dica de livro: que tal editar os posts (ou alguns) e encaderna-lo? Eu com certeza, se não for o vencedor, serei um dos compradores de um ou dois exemplares :-)
(porra, venda a alma pelo menos (mais) uma vez e doa o livro praquele que decidir comprar o maior numero de exemplares, hehe!!! --> aih, vc descaradamente "doa" pra todos os que comprarem mais de um numero x, kkk!!!)

Saudades dos bate-papos de sala de professores, mano velho! Nao tem boteco ou mesa de Pub que substitua aquilo.
Abraço !!!

Sérgio de Moraes Paulo said...

Andre,

assim eu quase choro...rs...

A ideia de publicar uma coletanea nao me parece tao ruim. E nem acho que seja dificil. O problema e estabelecer o criterio...rs...

As vezes tem umas postagens que me orgulho e ninguem da bola...rs...Outras vezes umas postagens despertam mais interesse do que podia esperar. Raras sao as vezes que ha o encontro entre a expectativa de coisa boa e a repercussao positiva do negocio...rs...

Cara, tb sinto falta das nossas conversas por esta terra tropical.

Espero que esteja tudo bem por ai. O senhor e uma pessoa rara, sabe disso.

grande abraco e obrigado pelas palavras.

Alex Balint said...

voce tem Twitter ?
pode fazer o sorteio por aqui:
http://beta.sorteie.me/

Marcelo said...

Me parece óbvio que o objeto do sorteio seja Raízes do Brasil! Hahah