Thursday, February 16, 2012

Lindemberg condenado e outros culpados livres

O palpiteiro acabou de assistir à transmissão da sentença de Lindemberg, assassino confesso da adolescente Eloá. 

O julgamento só não foi mais explorado do que o próprio caso, no qual abutres de terno e gravata transmitiam com emoção e música de fundo um bandido com descarada vontade de sair na TV.

A juíza leu a sentença com elogios à PM de SP. Lembrou que é uma "das instituições mais respeitáveis do país". Fez referência ao combate diário que a PM de SP tem contra a bandidagem. Certo. Esqueceu-se de lembrar que a PM paulista foi para a história mundial como aquela que devolveu uma refém ao sequestrador. Ou o palpiteiro endoidou, ou muita gente se esqueceu que a outra menina, Nayara, se aproximou tanto de Lindemberg - com permissão da PM- que acabou sendo presa novamente. Nayara levou um tiro na boca e quase perdeu a vida. Mas a PM fez seu papel, segundo a juíza...


A juíza, quase elevada à condição de alteza, não poupou elogios também à imprensa. Lembrou do papel que a imprensa tem na comunicação entre o Estado que defende a lei e a sociedade, que deve ser defendida. Palavras bonitas, dignas de um discurso de formatura... Mas não há chance de sua alteza, a meritíssima juíza, repetir essa frase quando for lembrada que a "imprensa livre' deu voz ao macabro show de Lindemberg. Ou o palpiteiro endoidou, ou há registro de que a Rede TV transmitiu uma entrevista ao vivo, por telefone, do tal Lindemberg, que teve lá seu momento de fama e gloria televisa. 


A "imprensa livre" do Brasil parece ter memória curta, em solidariedade à alteza meritíssima. Pois não é que deu pouco espaço para o pai da vítima? Everaldo Santos, era cabo da PM em Alagoas. Foi condenado pelo assassinato de um delegado de lá. Estava pedido pela justiça alagoana a pagar 33 anos de cadeia. No desfecho do caso, fugiu e não pode ir ao enterro da filha. Acabou preso um ano depois.


O palpiteiro tangencia a leviandade e arrisca imaginar que não pegava bem dar destaque ao caso do pai de Eloá. Vítima de um lado, por ter perdido a filha. Bandido de outro, por ter matado outras pessoas e viver em SP com identidade falsa. Não pegava bem para uma cobertura jornalística que priorizou a condenação de Lindemberg e fingiu que a ação da PM no caso fora impecável. 


Que não se diga por aqui que o palpiteiro defende o assassino. é réu confesso, mau, exibido e tonto. Uma condenação a 98 anos de cadeia, mesmo que cumpra apenas 30 anos, não parece muito, neste caso. A sentença parece justa. 


O que intriga o palpiteiro é o espetáculo midiático, no qual busca-se falar mal apenas de UM malvado. O ódio instigado contra Lindemberg lembra muito a expiação feita com sacrifício humano. Entrega-se um condenado à execração pública. E assim os outros atos de maldade, ainda que menores, são sutilmente esquecidos. 


Para muita gente a justiça foi feita. Para o palpiteiro, veio incompleta. O tempo gasto para comentar o caso poderia ter sido aproveitado para questionarmos a ação da PM. Acertou em muitos pontos. Errou em outros. No mínimo, o mais grave, na entrega de Nayara ao cárcere de Lindemberg. 

Outro erro da PM foi a sua fraqueza perante a mídia. Nos dias em que Eloá esteve sob a mira de seu algoz, a imprensa fazia transmissão ao vivo, com um criminoso que queria também aparecer na TV. Um comando mais corajoso da PM teira isolado a área a ponto de não permitir a visualização do que ocorria. Cerceamento da liberdade de imprensa? Nada disso. Questão de segurança. Está mais do que evidente que a relação odiosa entre o assassino que queria fama e a imprensa que queria ibope, contribuiu muito para o desfecho trágico do caso.


Mas Lindemberg foi condenado. A juíza teve seus dias de fama. A imprensa saciou sua fome de por audiência e , de quebra, fingiu mais uma vez que nunca errou. 


E a sociedade adormece, mais uma vez. Iludida de que justiça foi feita, imprensa livre atuou e PM paulista venceu.

A PM de SP mais uma vez sai ilesa.

Os bandidos agradecem, mais uma vez.  




http://opalpiteiro.blogspot.com/2012/02/lindemberg-condenado-e-outros-culpados.html


Para quem quiser saber como ser uma péssima jornalista numa emissora sem ética...




http://www.youtube.com/watch?v=Y3oTNzkxUQE

3 comments:

Anonymous said...

Comentário digno de respeito do senhor palpiteiro. Crítica severa a realidade e nao a "aparente" justiça que o caso eloa realizou. Pedindo permissão a um adendo e já me concedendo, digo que Limdenberg será mais uma vítima de um Estado injusto, onde apenas pobres sao condenados. Alem disso, sera ainda mais corrompido com a falha que se apresenta o sistema de prisoes brasileiros.É... a máxima lição que se pode tirar disto tudo eh que ainda falta muito para o Brasil progredir.

Anonymous said...

Seus comentários são muito pertinentes no que tangem a imprensa. Sempre. :)

Leidi said...

E mais uma vez, lendo seu post..lembro das minhas aulas sobre Teoria da Opinião Pública! Que explica exatamente como a imprensa influencia as pessoas...e como pode atrapalhar...no nosso caso, os estudos eram focados na boa imagem da empresa, mas que podem ser plenamente utilizados para casos como esse! Vimos inclusive um filme: "O Quarto Poder"...e em alguns momentos deu raiva de como o jornalista tratava o segurança demitido do museu, para conseguir se promover!

E a sociedade adormece mais uma vez mesmo...mas apenas até o próximo crime ou julgamento que tenha tal repercussão!

E seus textos, como sempre, pontuais demais! :)