Friday, January 08, 2010

São Luís do Paraitinga

Existe uma cidade no Vale do Paraíba que fica a poucos quilómetros de Taubaté. Essa cidade teve a honra de parir dois ilustres brasileiros, Oswaldo Cruz e Aziz Nacib Ab Saber.

Essa cidade teve a originalidade de recriar o carnaval proibindo músicas de fora e valorizando marchinhas que tivessem se submetido a concursos municipais.

Nessa cidade há uma associação de observadores de Sacis.

Em janeiro de 2008 o palpiteiro esteve lá. Esqueceu a chave do carro na porta dele. Circulou pela cidade sem pressa, almoçou e só deu falta da chave mais de 1 hora e meia depois.

Por mais de uma hora uma moradora ficou ao lado do carro, esperando o dono distraído. Sabia que não havia risco de roubo, mas que algum moleque atentado poderia jogar a chave no rio.

Por precaução e moradora ficou ao lado do carro, como se velasse um corpo.

O palpiteiro reencontrou a chave do carro e uma comissão de moradores que discutiam o que fazer com a chave. Onde entregar? A quem entregar?

A moradora entregou a chave ao palpiteiro e demonstrou ter tido aquela atitude por solidariedade. O palpiteiro não sabia como agradecer. Oferecer dinheiro a uma desconhecida que zelou por um bem que não era seu? Não era o caso.

Em janeiro de 2010 essa cidade foi muito prejudicada por uma enchente devastadora. O mesmo rio que poderia ter engolido a chave do carro do palpiteiro transbordou e suas águas muito destruiram.

O palpiteiro gosta dessa cidade. E tem uma dívida com um grupo de seus moradores. E com uma moradora em especial, cujo nome não se lembra. O palpiteiro tem um sentimento de dívida.

Nos próximos dias o palpiteiro irá a São Luis do Paraitinga para levar alguma ajuda. Quem quiser ajudar que doe alguma coisa a postos da PM em São Paulo. Produtos de limpeza e higiene pessoal são priorizados nesse momento. Muitas pessoas pensam em comida e roupas. Mas é preciso lavar as casas, limpar os lares e levar a vida em frente.

Quem puder ajudar que ajude. São Luís do Paraitinga não apenas precisa de ajuda e solidariedade: simplesmente merece.



Link do palpite de 30 de janeiro de 2008:



Para doações:







No comments: