Sunday, September 13, 2009

11 de Setembro. 11/09/2001. 09/11

Uma pobre alma, daquelas que se informam pela Veja, assistem novela da Globo e acreditam no Arnaldo Jabour, disse ao palpiteiro que na sexta-feira, 11/09, orou pelas vítimas dos atentados às torres gêmeas, ocorridos em NY em 2001.

Nada contra a solidariedade sentida, de fato ou por indução da TV. Solidariedade não se critica.

Mas a confissão da pobre alma intrigou. Processando a informação o palpiteiro formulou perguntas. Será que a pobre alma dedicou algum segundo de oração pelas vítimas da Bomba de Hiroshima?

Tudo bem, dizer que os EUA foram desumanos em diversas guerras e que as bombas nucleares lançadas sobre o Japão foram crueldade não é a mesma coisa do que dizer "bem feito pelo 11/ de setembro".

Se sentimos a morte de uma família japonesa em 1945 e o fazemos por sentimentos humanitários, nada mais coerente do que lamentar a perda da vida de um novaiorquino no 11 de setembro.

Uma coisa é ser contrário as políticas de Estado dos EUA. Outra coisa é odiar seu povo.

Uma morte violenta deve sempre ser lamentada. E as lágrimas derramdas devem servir como compromisso para que algo semelhante não mais ocorra.

Mas usar sentimentos e lágrimas para ter audiência é odioso.

Como também é ridículo sentir mais a perda da vida de um estadunidense do que a de um palestino, israelense, favelado, sem-terra, checheno ou japonês.

A vida não tem hierarquia. Não possui ordem de importância.

Mas o palpiteiro se questionou: por que lembrar das vidas perdidas diante das imagens e apelações do 11 de setembro?

Ah, sim, essa foi uma das formas de entender os ataques às torres gêmeas. E nessa linha de pensamento, Michael Moore fez um videoclipe para seu premiado documentário "Tiros em Columbine".

O vídeo está no youtube e seu link aqui embaixo, com legendas em espanhol.

Quanto à pobre alma, lamentemos.

2 comments:

Guilherme Mineiro said...

Nesta mesma data lamentei pelas 'almas' terrivelmente perdidas no pós-11 de setembro ,no Chile, país onde os Estados Unidos apoiaram o golpe militar o qual instaurou o ditador Pinochet.

Ótimo questionamento, abraçao!

( e perdeu o festival, procura no youtube que deve ter alguma matéria dizendo como que foi )

Túlio said...

Meu aniversário. =s