Monday, March 17, 2008

Trânsito: vai piorar para melhorar

Foi preciso que milhares de ingleses morressem de doenças para que Londres tivesse um sistema de esgoto.
Foi preciso que muitos europeus se matassem para que a Europa e, em especial a Alemanha, percebesse a importância dos Direitos Humanos.
Foi preciso que muitos automóveis se chocassem e que muitas pessoas morressem para que nos EUA inventassem leis e regras de trânsito.
Foi preciso que um incêndio de terríveis proporções em São Paulo, o Joelma, acontecesse para que o corpo de bombeiros fosse melhor equipado e que leis municipais se tornassem mais rigorosas quanto à segurança.
Quanto será preciso para que o trânsito de São Paulo piore para que possamos aprender que investir no transporte individual é um suicídio urbano?
Quanta fumaça tóxica deveremos aspirar até descobrirmos que o culto ao automóvel é algo que nos tem feito mal?
Quanto tempo ainda ficaremos parados no trânsito até percebermos que soluções superficiais como vistoria nos automóveis e pedágios urbanos mascaram o problema, sem alterar o problema maior: o grande número de carros?
Quantos túneis e pontes construiremos até aprendermos que quanto mais se investe na fluidez do trânsito, mais carros serão vendidos, por pura falta de alternativa de transporte coletivo dos cidadãos?
Quantos prédios e shopings serão construídos em áreas inadequadas, com ruas estreitas e já saturadas, até descobrirmos que as construções precisam ser planejadas, fiscalizadas e orientadas?
Quanto tempo ainda levará para descobrirmos que uma cidade administrada para o ganho de poucos irá prejudicar a vida diária de muitos?
Quanto tempo?
Boa notícia: a piora das condições levará indubitavelmente à busca por melhorias sérias e mais justas para todos.
Má notícia: ainda não piorou o bastante...

12 comments:

Keyth said...

Pois é, mais uma vez concordo com vc!
Continuo lendo o blog e adorando!
Beijos
Keyth.

ligia_kulaif said...

Professor, a questão é q eles sabem como resolver o problema...só resta saber se interessa para eles contruir mais linhas de metrô e colocar mais ônibus circulando? E o mercado de automóveis q gera grande lucro para o país, compensa diminui-lo? É tudo jogo de interesses.

Túlio said...

Ligia, é evidente que é jogo de interesse como o próprio Moraes fala em suas aulas, é só pergunta q ele te contara os jogos de interesse no decorrer da história =D

Marina Neofiti said...

Será que vai melhorar? Talvez melhore, mas será que vai ser justo? Será que quando resolverem investir pesadamente no transporte coletivo esse investimento só será feito porque simplesmente já terão achado um modo de se ganhar muito dinheiro com ele? Seria essa linha amarela do metrô um indício de como isso irá acontecer?
Sem contar que terá que ter uma transformação no conceito de "transporte público", que provavelmente não existirá mais, ao ser suplantado por um transporte coletivo, talvez de qualidade, mas que será dominado por grandes capitais estrangeiros...

Bom, só dizer que também fui sua aluna (no Objetivo Paulista), a gente se cruza às vezes no prédio da HISTÓRIA (dizem que lá também tem geógrafos, mas só os vejo muito raramente... rsrsrs!) e adorei descobrir esse seu blog, é muito bom! É uma forma de eu continuar em contato com suas idéias, mesmo não tendo aula com você há 4 anos!
E terminando a puxação de saco, eu gostaria de dizer que você foi um dos únicos dois professores que tive em 11 anos de escola que realmente gosta do que faz! Se dedica em ser professor! Tirando você, só a Selma de História, sua colega também do Objetivo.
É isso, vou continuar acompanhando seu blog, mas depois sem comentários puxa-sacos! rsrs!

rafael Poço said...

Moraes, muito bom o post.
Visite o blog do meu grupo de ecologia urbana (ecourbana.wordpress.com).
Quanto aos carros em sp, creio que podemos alimentar essa discussão pois precisamos de solução breves...
Quais as sugestões? Restrição de circulação em alguns locais? Mais rodízio?!Metro ou ônibus? Corredores de ônibus, duplos ou não...

Abraços.

PS: o sr.recebeu meu e-mail!?

igor guedes said...

Cara viva o egoísmo!!!! tanta gente querendo um carro... o sonho de 3 em cada 2 brasileiros... incentivados pela midia, publicidade... os carros correndo em campos floridos... vc olha e diz... cara... eu quero isso pra mim... dai compra o carro... sai na cidade e... cadê a liberdade? cadê as flores? ... pois é... não tem... mas tem quilômetros e quilômetros de engarrafamento... muita fumaça... tem como não ficar irritado com os carros e motos e pessoas que não deixam meu carro livre? a culpa é do "outro"... então buzinamos e xingamos na esperança dos "outros" sumirem... tem solução? sim!!!... e esta na coletividade... (transporte público de qualidade e que atenda a demanda, desenvolvimento de pesquisa de carros menos poluentes, conscientização do povo em relação ao uso do carro com sabedoria e quando necessário)... e algumas outras coisas que nada tem com o egoísmo no qual chafurdamos...

Anonymous said...

realmente a calamida do transito e triste, mas concordo com o igor, de cada 3 dois querem um carro, acredito ter sido uma delas, mas pelo fato do transporte publico ser ridiculo, hoje tenho mas nao posso ir trabalhar, pois se nao, o tempo nao seria sulficiente para atravessar a cidade por conta do transito, a paulista agora com essa fase de constru;'ao nem se fala, no periodo de 18h as 19h leva-se aproximadamente 1he30min, para chegar da consola;'ao ao shopping Paulista, quem vai andando chega mais rapido... Realmente [e complicado, mas tamb[em fa;o a mesma pergunta ser[a necessario acontecer algo extraordinario para melhora do sistema de circula;'ao das vias

ate mais professor, mantenho constante visitas ao blog.. afinal ele [e muito interessante.

Anonymous said...

fui teu aluno moraes! vc eh foda! sintu saudade das suas aulas! de boa!

Anonymous said...

Hello,
I have developed a new clean web 2.0 wordpress theme.

Has 2 colours silver and blue, has custom header(colour or image).
I am curently working on it, so if you have suggestions let me know.

You can view live demo and download from here www.getbelle.com
If you found bug reports or you have suggestions pm me.
Wish you a happing using.

many thanks to [url=http://www.usainstantpayday.com/]USAInstantPayDay.com[/url] for paying the hosting and developement of the theme

EmesreitiarrY

Anonymous said...

It's so easy to choose high quality [url=http://www.euroreplicawatches.com/]replica watches[/url] online: [url=http://www.euroreplicawatches.com/mens-swiss-watches-rolex/]Rolex replica[/url], [url=http://www.euroreplicawatches.com/mens-swiss-watches-breitling/]Breitling replica[/url], Chanel replica or any other watch from the widest variety of models and brands.

Anonymous said...

Am new here, discovered this place trough yahoo and seriously like it here, will enjoy my stay for sure hehe :)

I just now come from an other site with many very usefull guideline about [url=http://newmoviereleasesdvd.info/]Watch Movies Online Free[/url], if someone also would like to know about that issue see my signature.

Gabriela Andrade said...

Professor, trabalho numa Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo, pertencente ao Tribunal de Justiça e fico abismada com o quanto as empresas e envolvidos lucram com os procedimentos licitatórios e com o quanto a qualidade do que estas empresas oferecem é baixíssima, comparada ao custo final ocasionado por aditamentos do contrato e afins.

Fato é que a situação ainda não piorou o bastante para obter melhora, mas me pergunto se ainda que tivesse piorado o suficiente, como seria a "solução". Pagamos todos os dias por serviços, todavia se esses serviços recebessem o dinheiro que a eles destinamos, o cenário seria indubitavelmente diferente. Utopia...

P.S.: todos os dias pego o metrô sentido Palmeiras - Barra Funda e antes de chegar na estação Sé o trem, numa curva, desloca-se abruptamente para o lado (isso quando há superlotação), sempre penso o que faria caso houvesse tombamento....